Medidor de Condutividade Digital – Modelo 1153 – EMCEE Electronics

O medidor de condutividade digital modelo 1153 fornece uma medição da condutividade elétrica de fluidos em unidades de condutividade (CU), que são definidas como picosiemens por metro em ASTM D 2624. O design eletro/mecânico robusto do medidor modelo 1153 facilita o uso para ambos aplicações de laboratório e de campo. Inicialmente o medidor foi projetado e desenvolvido por razões de segurança para medir a condutividade elétrica de combustíveis de hidrocarbonetos, particularmente combustíveis de aviação. Versões de pré-amplificador adicionais estão disponíveis para acomodar a medição de uma variedade de fluidos para uso em muitas aplicações diferentes.

Segurança
Combustíveis de hidrocarbonetos normalmente têm baixa condutividade elétrica e, consequentemente, são suscetíveis a reter uma carga estática. Cargas estáticas são induzidas, principalmente, quando o combustível é bombeado em altas taxas através de filtros. Devido à condutividade relativamente baixa, a carga estática não se dissipa facilmente e é retida por um período de tempo considerável. Esta condição pode resultar em explosão e/ou incêndio. Como a condutividade pode variar com a temperatura, é muito importante registrar a temperatura do combustível na qual a medição foi realizada.

Controles de Processo
Além das razões de segurança, a condutividade elétrica dos fluidos pode ser monitorada para controle do processo. A adição e mistura adequadas de vários ingredientes podem ser monitoradas em diferentes estágios de produção.
Essas aplicações não se limitam a hidrocarbonetos, mas foram expandidas para outros produtos; como tintas, solventes, tintas e outros itens não orgânicos.

Teoria de Operação
O medidor EMCEE Modelo 1153 consiste em um conjunto eletrônico e uma sonda de aço inoxidável. A sonda, que é semelhante a um capacitor com eletrodos concêntricos, é imersa no fluido até o conjunto de furos mais próximo do conjunto eletrônico. Durante o ciclo de leitura, uma corrente direta relativamente pequena flui através do fluido entre os eletrodos. A corrente é amplificada no conjunto eletrônico e exibida no display de cristal líquido em picosiemens por metro (pS/m). Esses dados são então armazenados em memória não volátil e podem ser recuperados até a próxima leitura.

 

(Método de teste padrão ASTM D2624 incluído nas especificações D975, D1655 e D7566)

Faixa de condutividade elétrica padrão contínua de 1 a 2.000 picosiemens por metro (pS/m)
Disponível em outras faixas de condutividade (de 2000 – 10M pS/m)
O LED acende durante o ciclo de teste automático (3 segundos)
Temperatura medida e exibida em Celsius e Fahrenheit
Dados armazenados (não voláteis) até que o próximo ciclo de teste seja executado
Hermeticamente fechado
Apresentação de texto do status operacional
Indicações automáticas de excesso de alcance e bateria fraca
Operação de botão único
Display digital de cristal líquido
Alimentado por 3 células de lítio padrão
Projeto intrinsecamente seguro aprovado para uso em ambientes perigosos pelos Underwriters Laboratories (UL) EUA, (UL) Canadá e LCIE (Europa)

O medidor de condutividade digital modelo 1153 fornece uma medição da condutividade elétrica de fluidos em unidades de condutividade (CU), que são definidas como picosiemens por metro em ASTM D 2624. O design eletro/mecânico robusto do medidor modelo 1153 facilita o uso para ambos aplicações de laboratório e de campo. Inicialmente o medidor foi projetado e desenvolvido por razões de segurança para medir a condutividade elétrica de combustíveis de hidrocarbonetos, particularmente combustíveis de aviação. Versões de pré-amplificador adicionais estão disponíveis para acomodar a medição de uma variedade de fluidos para uso em muitas aplicações diferentes.

Segurança
Combustíveis de hidrocarbonetos normalmente têm baixa condutividade elétrica e, consequentemente, são suscetíveis a reter uma carga estática. Cargas estáticas são induzidas, principalmente, quando o combustível é bombeado em altas taxas através de filtros. Devido à condutividade relativamente baixa, a carga estática não se dissipa facilmente e é retida por um período de tempo considerável. Esta condição pode resultar em explosão e/ou incêndio. Como a condutividade pode variar com a temperatura, é muito importante registrar a temperatura do combustível na qual a medição foi realizada.

Controles de Processo
Além das razões de segurança, a condutividade elétrica dos fluidos pode ser monitorada para controle do processo. A adição e mistura adequadas de vários ingredientes podem ser monitoradas em diferentes estágios de produção.
Essas aplicações não se limitam a hidrocarbonetos, mas foram expandidas para outros produtos; como tintas, solventes, tintas e outros itens não orgânicos.

Teoria de Operação
O medidor EMCEE Modelo 1153 consiste em um conjunto eletrônico e uma sonda de aço inoxidável. A sonda, que é semelhante a um capacitor com eletrodos concêntricos, é imersa no fluido até o conjunto de furos mais próximo do conjunto eletrônico. Durante o ciclo de leitura, uma corrente direta relativamente pequena flui através do fluido entre os eletrodos. A corrente é amplificada no conjunto eletrônico e exibida no display de cristal líquido em picosiemens por metro (pS/m). Esses dados são então armazenados em memória não volátil e podem ser recuperados até a próxima leitura.

 

(Método de teste padrão ASTM D2624 incluído nas especificações D975, D1655 e D7566)

Faixa de condutividade elétrica padrão contínua de 1 a 2.000 picosiemens por metro (pS/m)
Disponível em outras faixas de condutividade (de 2000 – 10M pS/m)
O LED acende durante o ciclo de teste automático (3 segundos)
Temperatura medida e exibida em Celsius e Fahrenheit
Dados armazenados (não voláteis) até que o próximo ciclo de teste seja executado
Hermeticamente fechado
Apresentação de texto do status operacional
Indicações automáticas de excesso de alcance e bateria fraca
Operação de botão único
Display digital de cristal líquido
Alimentado por 3 células de lítio padrão
Projeto intrinsecamente seguro aprovado para uso em ambientes perigosos pelos Underwriters Laboratories (UL) EUA, (UL) Canadá e LCIE (Europa)