Metodologia
Para avaliação da lubricidade de combustíveis diesel usando um equipamento alternativo de alta frequência (HFRR). Um corpo de prova de combustível de 2 mL é colocado no reservatório de teste e mantido a 25 ou 60°C. Quando a temperatura se estabiliza, um braço vibrador segurando uma esfera de aço não rotativa e carregado com uma massa de 200 g é abaixado até entrar em contato com um disco de teste completamente submerso no combustível. A bola é forçada a esfregar contra o disco com um curso de 1 mm a uma frequência de 50 Hz por 75 min. A bola é removida do braço vibrador e limpa. As dimensões dos eixos maior e menor da cicatriz de desgaste são medidas sob ampliação e registradas.
Descrição
O High Frequency Alternating Rig é um equipamento versátil controlado por computador para avaliação do coeficiente de atrito e propriedades de desgaste de materiais sob condições secas e lubrificadas. O movimento de reciprocidade ocorre entre o material de superfície do balcão fixo montado em um pequeno banho de lubrificante e a frequência, deslocamento e carga normal do espécime alternativo (esfera), são selecionados de acordo com os requisitos do teste. A força de atrito e o coeficiente de atrito são medidos com um sensor elétrico e os dados serão adquiridos, comparados e analisados através do Software de Aquisição de Dados. O movimento oscilante é gerado por um atuador de bobina de voz. A frequência e o deslocamento são controlados com um sistema eletrônico de circuito fechado. A frequência de deslocamento pode ser definida e lida através de um PC com software. O suporte da amostra é montado em uma flexão rígida na direção vertical (carga), mas oferece resistência limitada ao movimento da força horizontal na direção horizontal. O Transdutor de Força Elétrica converte grandezas mecânicas, como força, diretamente em uma carga elétrica e é proporcional à força que atua no cristal de quartzo no sensor, que é especificada no PC. Um acelerômetro é montado no eixo de saída de um agitador eletrodinâmico que mede o deslocamento do acelerômetro e utiliza o sistema de massa de mola para gerar uma força proporcional à amplitude do acelerômetro de entrada para a base do sistema.
Em conformidade com as especificações de:
ASTM D6079, D7688; ISO 12156; IP 450; EN 590; CEC F-06-A
Geometria de contato: Bola na placa (contato pontual)
Curso: 20 mícrons a 2 mm
Frequência: 10 Hz a 200 Hz
Carga de teste: 1 N a 10 N através de pesos mortos
Força de atrito: 0 a 10 N
Faixa de temperatura: Ambiente a 150 °C
Tamanho do disco de teste: 10 mm dia. x 3 mm de espessura
Tamanho da bola de teste: 6 mm de diâmetro
Em conformidade com ASTM D6079 e especificações relacionadas
Frequência variável de 10 Hz a 200 Hz via software
Medição de cicatrizes de desgaste por meio de microscópio digital e software
Aquisição de dados em tempo real de força de atrito, coeficiente de atrito e temperatura
Software amigável para operação de bancada de teste com diferentes sequências de operação
Sequência de teste programada para testes automatizados
Aquisição digital e de dados baseada em PC
Sequência de teste totalmente controlada por computador
Calibração fácil no local
Repetibilidade e reprodutibilidade comprovadas
Equipamento de mesa dedicado rigidamente construído