Metodologia
Abrange um meio portátil rápido para uso em campo e laboratório para avaliar a capacidade dos combustíveis de turbinas de aviação de liberar água aprisionada ou emulsificada quando passa por material coalescente de fibra de vidro. Fornece uma medida da presença de surfactantes em combustíveis de turbinas de aviação que degradam o desempenho de separadores de filtro usados para remover água do combustível. A presença de água pode prejudicar o desempenho do motor e iniciar o crescimento microbiológico, o que pode causar corrosão nos tanques e entupimento de filtros nas linhas de combustível.
Característica de separação de água, teste de água livre e partículas (Métodos de teste padrão ASTM D3948, D7224, D7261 e D4860) (D3948 está incluído nas especificações D1655 e D7566)
Para fins de controle de qualidade, as características de separação de água dos combustíveis são classificadas para determinar a quantidade de materiais ativos de superfície (surfactantes) presentes. Os surfactantes degradam o desempenho dos filtros separadores usados para remover a água do combustível. A presença de água pode prejudicar o desempenho do motor e iniciar o crescimento microbiológico, o que pode causar corrosão nos tanques e entupimento de filtros nas linhas de combustível. Também para fins de controle de qualidade, os combustíveis são submetidos a testes “Clear & Bright” para determinar a quantidade de água livre e material particulado em destilados médios.
Descrição do Instrumento e Testes
O Micro-Separômetro Modelo 1140 é um instrumento eletromecânico utilizado para realizar quatro testes discretos. Os métodos de teste padrão ASTM D3948 (Jet), D7224 (Jet) e D7261 (Diesel) são usados para classificar as características de separação de água e o D4860 (Jet ou Diesel) detecta e classifica numericamente água livre e contaminação por partículas. Este instrumento executa cada um dos quatro testes acima simplesmente usando um dos quatro “Six Packs” contendo as células coalescentes apropriadas.
Característica de Separação de Água
O método de teste D3948, D7224 e D7261 emprega o uso de um turbidímetro, um misturador mecânico e um filtro coalescedor descartável baseado em mídia certificada pela API da 5ª edição. Uma porção da amostra, em um frasco de vidro transparente, é usada para ajustar o medidor para ler 100. A amostra no frasco é descartada e o frasco é retido.
Outra porção da amostra em uma seringa de plástico é usada para criar uma emulsão de água/combustível usando o misturador. A emulsão é passada através do filtro a uma taxa programada e uma porção é recolhida no frasco retido. O frasco é recolocado no turbidímetro e a característica de separação de água do combustível é avaliada.
O valor obtido é comparado com a amostra não processada que foi usada para ajustar o medidor para 100. Quanto maior a classificação, sendo 100 o máximo, menos tensioativo presente.
Água Livre e Contaminação de Partículas (Claro e Brilhante)
O Método de Teste D 4860 passa uma porção da amostra através de um meio filtrante, que é coletado em um frasco de vidro transparente. O frasco é colocado no turbidímetro e o medidor é ajustado para 100. O combustível processado é descartado e uma parte do combustível não processado é colocada no frasco, que é reinserido no turbidímetro. Classificações mais altas, 100 é o máximo, indicam que há menos água livre e partículas presentes.
Descartáveis de teste “Six Pack”, incluindo células coalescedoras
Uma caixa comumente conhecida como “Six Pack” que contém seis kits de teste é mostrada. Cada kit de teste contém descartáveis embalados a vácuo que são usados para realizar um único teste. Cada coalescedor/filtro é rotulado para identificar o tipo de combustível e o método ASTM aplicável a ser usado. Um recipiente de água destilada também está incluído em cada Six Pack para realizar testes de separação de água.